Os homens nativos de Sagitário adoram estar constantemente a ser estimulados, física e intelectualmente.
Gostam do movimento constante das cidades, mas precisam do equilíbrio de actividades e períodos de descanso em contacto com a natureza.

O Sagitário valoriza muito o acto de oferecer prendas e gosta de associá-lo a motivos fortes ou ocasiões especiais.

Destinos longínquos

(c) Foto de 'Babel'

(c) Foto de ‘Babel’

Tendo em conta que gostam de pessoas e de aprender coisas novas e estimulantes, os Sagitários não se importariam de passar a vida a viajar.

Um bilhete de avião para uma cidade como Londres, rica em ofertas culturais (e estamos a incluir aqui as lojas de livros e discos) nunca será um erro com este signo. Tenha mais cuidado com destinos exóticos, porque o conforto também é uma prioridade para os Sagitarianos. No entanto, esses locais distantes e tão diferentes do sítio onde vive não deixam de ser uma fonte de fascínio.

Deixamos como sugestão um livro que, não sendo propriamente sobre viagens, é sobre paisagens, culturas, valores e tradições muito diferentes das nossas.
‘Babel: A Film by Alejandro Gonzalez Inarritu’ é uma compilação de fotografias da rodagem do filme do realizador mexicano (2006). O argumento conta três histórias, cada uma num ponto geográfico diferente, mas que se intersectam em momentos chave da narrativa. A acção passa-se em Marrocos, no México e no Japão (mais concretamente, Tóquio).

Através da lente de Mary Ellen Mark, Miguel Rio Branco e Patrick Bard, acompanhamos os bastidores desta história, tendo acesso não só a momentos íntimos dos actores e da equipa, mas também a uma viagem por três países muito diferentes entre si. As fotos reflectem de forma exemplar a singularidade de cada um dos locais, mas também aquilo que, inesperadamente, têm em comum.

Música para os seus ouvidos

Autobiography, Morrissey

Autobiography, Morrissey

Dentro da mesma lógica, bilhetes para concertos, CDs e vinis, livros sobre música, etc., são sempre uma boa opção.

Os Sagitários gostam de saber mais sobre os seus temas favoritos, portanto, biografias dos seus músicos favoritos é uma prenda perfeita.
Deixamos como sugestão duas: ‘Bad Seed’, sobre Nick Cave, e ‘Autobiography’, sobre Morrissey, o mítico vocalista dos The Smiths.
O primeiro foi baseado em testemunhos de colegas e amigos, o segundo foi escrito pelo próprio. Ambos estão disponíveis na Amazon britânica e americana.

Um bilhete para a estreia ou um DVD (dependendo da altura em que ler este texto) para o documentário sobre Nick Cave, ‘20.000 Days on Earth’, será também uma prenda acarinhada para sempre pelo seu Sagitário.

Equilíbrio ao ar livre

Para contrabalançar o constante movimento dos sentidos, os Sagitários adoram estar em contacto com a natureza. É assim que limpam a mente, para depois a voltar a estimular.

Serra de Sintra (c) André.Figueiredo @ Commons Wikimedia

Serra de Sintra (c) André.Figueiredo @ Commons Wikimedia

Caminhadas são uma das suas actividades favoritas, portanto, tudo o que contribua para ela será sempre bem-vindo – desde uns ténis novos até à iniciativa de os arrastar para fora da cidade, uma tarefa nem sempre fácil, porque os Sagitários ficam facilmente viciados na adrenalina cosmopolita.

Para quem vive em Lisboa ou perto de Lisboa, a serra de Sintra é uma excelente opção para uma caminhada. Não fica muito longe e é rica em paisagens deslumbrantes. Afaste-se da vila e explore, a pé, as curvas e contra-curvas da serra. Em cada recanto, há uma surpresa: uma árvore que parece saída d’ ‘O Senhor dos Anéis’, tal a imponência do seu tronco e raízes; uma casa que podia fazer parte da ‘Alice no País das Maravilhas’ ou de ‘O Grande Gatsby’.

Termine a caminhada na vila, usufruindo das delícias gastronómicas locais (os famosos travesseiros, por exemplo). Os Sagitários adoram comida.