As nossas sugestões de hoje vão de encontro às mulheres com uma curiosidade intelectual profunda. Aquelas que nunca ficam muito tempo sem um livro na mala ou na mesinha de cabeceira.

Uma imagem vale mais do que mil palavras

Porque as palavras nem sempre conseguem dizer tudo, sugerimos este incrível dicionário pictórico.

(c) Pictorial Webster

(c) Pictorial Webster

As ilustrações e gravuras foram recuperadas da edição original do dicionário Webster, onde estavam incluídas como complemento às palavras. Aqui, são as protagonistas.

Organizadas por ordem alfabética, são mais de 1500 imagens que descrevem elementos tão variados como zebras e velocípedes. Alguns deles são curiosidades da época Vitoriana, outros ainda se mantém relevantes nos dias de hoje.

De qualquer forma, o ‘Pictorial Webster’ não é um livro que se tenha em casa por razões práticas. É um regalo para os olhos e para o intelecto.

Disponível aqui

Do outro lado do espelho

(c) Alice's Adventures in Wonderlad & Other Stories

(c) Alice’s Adventures in Wonderlad & Other Stories

Continuando nos livros preciosos, sugerimos uma prenda para mulheres com curiosidade intelectual e com uma eterna criança dentro delas.

‘Alice’s Adventures in Wonderland & Other Stories’ é uma compilação do trabalho de Lewis Carroll.

Para além dos dois livros dedicados a Alice – ‘Alice in Wonderland’ e ‘Through the Looking Glass’ – contém ainda ‘Sylvie & Bruno’, ‘Sylvie & Bruno Concluded’, ‘The Hunting of the Snark’ e uma série de escritos soltos, poemas e ensaios do autor.

Este livro é uma reedição da Barnes & Nobles, com uma encadernação em pele.

 

Lá dentro, as histórias de Alice conservam as ilustrações originais da autoria de John Tenniel.

Para adultos que se recusam a crescer. Disponível aqui.

100 livros numa caixa

De uma das mais acarinhadas e famosas editoras britânicas, a Penguin, chega-nos esta caixa de postais.

Postais (c) Penguin

Postais (c) Penguin

São 100 postais que reproduzem 100 capas icónicas da editora e setenta anos de design gráfico ao serviço de todo o género de títulos – dos clássicos da literatura até aos policiais.

As capas da Penguin distinguem-se nas bancas pela sua forte componente gráfica, dando uma nova vida às edições em paperback (capa mole).

Esta caixa é uma prenda perfeita para uma fã incondicional da editora britânica. Pode manter os postais na caixa, mas também os pode oferecer como postais de aniversário/natal, emoldurá-los e espalhar pela casa, ou usá-los como marcador de livro.

Disponível aqui

Os sabonetes são como as cebolas: têm várias camadas

Chemistry Soaps (c) Uncommon Goods

Chemistry Soaps (c) Uncommon Goods

Agora uma curiosidade que pode levar a uma investigação sobre a forma como se fazem os sabonetes.

Estes sabonetes são uma homenagem ao mundo da química. À medida que são usados, vêm à superfície várias gravuras que foram “desenhadas” no sabonete em camadas – ilustrações  de alforrecas, datadas do século XIX, um gráfico que descreve os processos químicos do fabrico de sabonetes, etc.

Tudo imagens reais e científicas. Basta identifcá-las e procurar os livros/temas a que pertencem.

Criados por dois designers gráficos, estes produtos são eco-friendly na sua produção e estimulantes intelectuais no uso.

Mais um produto original da Uncommon Goods.

Clássicos modernos

Para finalizar, um cubo de Rubik diferente.

(c) Rubik The Void

(c) Rubik The Void

Desde a sua criação, este famoso cubo tem sido sujeito a várias interpretações na forma como é apresentado, mudando assim a metodologia para o resolver.

O seu aspecto clássico é o que tem prevalecido (em forma de cubo sólido) mas, ainda assim, esta versão com um espaço vazio no meio pareceu-nos interessante.

Há quem diga que é mais difícil de resolver, há quem mantenha que os “truques” aprendidos para a versão convencional também funcionam aqui.

Para testar o intelecto, aqui