Nem todas as prendas para a namorada precisam de ser caras ou cair dentro de clichés (embora alguns clichés sejam sempre agradáveis, como verá mais abaixo).

O importante é adequar o que oferece à personalidade dela e ao tipo de relação que já estabeleceram – se estão no início da relação, é provável que exista uma preferência por prendas mais exuberantes; se já estão juntos há algum tempo, as prendas simbólicas, e até com sentido de humor, começam a ganhar o seu espaço.

Deixamos algumas sugestões para todos os gostos, entre o divertido e o romântico.

Seja romântico sem sair de “casa”

É a nossa versão do “vá para fora, cá dentro”: marque uma noite ou fim-de-semana num hotel na sua cidade. Sem qualquer motivo ou pretexto – não espere por um aniversário ou data especial, será mais significativo se o fizer de forma espontânea – surpreenda a sua namorada com este tempo só para os dois.

Pode parecer uma prenda “incompleta” por não incluir uma viagem (mesmo que seja dentro do país), mas acredite que será muito bem recebida. As mulheres ligam menos a planos elaborados do que você pensa.

Deixamos aqui duas sugestões, uma em Lisboa e outra no Porto.

Hotel Avenida Palace: mesmo no centro de Lisboa, este hotel de cinco estrelas oferece um ambiente requintado e romântico. Construído no final do século XIX, o Avenida Palace conserva a decoração Belle Époque, evocando a sua história como “personagem” em intrigas reais de política e espionagem.

Conhecido por ter sido frequentado por figuras importantes de todos os quadrantes da sociedade portuguesa e europeia, este hotel assistiu à Implantação da República Portuguesa, à Guerra Civil Espanhola e às duas Grandes Guerras. Uma das figuras mais emblemáticas e fascinantes a ter passado por aqui foi a espia Mata Hari.

(c) Hotel Avenida Palace

(c) Hotel Avenida Palace

Pode não implicar uma viagem pelo país ou para fora dele, mas o Hotel Avenida Palace é, sem dúvida, uma viagem no tempo.

The Yeatman: baptizado em nome da família Yeatman, este hotel está situado em Vila Nova de Gaia, junto às caves onde são envelhecidos os vinhos do Porto há mais de três séculos. O clã Yeatman faz parte da história vinícola da cidade, assim como da tradição hoteleira.

Este hotel de luxo tem uma vista privilegiada sobre o centro histórico do Porto e caracteriza-se pelos vários serviços ligados à indústria do vinho – desde provas até ao Spa Caudalie Vinothérapie, cujo conceito gira em torno de ingredientes extraídos da vinha.

Embora o The Yeatman tenha um pacote romântico, nós sugerimos o Programa Vínico, porque seria um desperdício passar por este hotel e não aproveitar a sua especialidade. Além disso, não há nada mais romântico do que partilhar um bom vinho a dois.

O Programa Vínico inclui uma estadia de duas noites e uma prova de vinhos personalizada.

Junto à pele

(c) Chantal Thomass

(c) Chantal Thomass

Não há mulher que não goste de lingerie. Os materiais, as formas e as texturas são um mundo irresistível para o sexo feminino e ter uma gaveta recheada com as melhores peças é um sonho.

Não vamos mentir: não é uma prenda barata. No que toca a lingerie, a qualidade paga-se. Por isso mesmo, ofereça esta prenda como forma de assinalar uma data especial – o dia em que se conheceram, o dia em que jantaram juntos pela primeira vez ou o dia do primeiro beijo, por exemplo. Invista numa peça ou conjunto por ano nessa data e inicie uma tradição entre os dois.

Deixamos como sugestão a marca francesa Chantal Thomass, que se caracteriza por ser elaborada, feminina, sofisticada e sexy.

Promessas que se cumprem

Não deixe que a rotina se instale. Ofereça à sua namorada “vouchers” de saídas a dois. Pegue em papéis coloridos e escreva em cada um uma saída ou momento a dois: um copo no vosso bar favorito, experimentar aquele restaurante de que andam a falar há imenso tempo, sair de casa à meia-noite para ir ao McDonalds, pequeno-almoço na cama, um brunch e passeio de bicicleta ao domingo de manhã, etc. Seja imaginativo! Não há momentos pequenos, só preguiça.

Pequeno-almoço (c) manyfires @ commons flickr

Pequeno-almoço (c) manyfires @ commons flickr

Coloque os papéis (ou vouchers, se assim quiser chamar) numa caixa e diga à sua namorada que os pode usar quando quiser num prazo de um ano ou seis meses, conforme preferir.

Para mais tarde recordar

Reúna uma série de livros, CDs e filmes que são especiais para si e que quer partilhar com ela. Coloque um post-it com uma dedicatória em cada um, explicando o porquê de serem especiais para si e de os querer partilhar com ela.

Pode também juntar a este “baú” bilhetes de cinema, flyers de concertos, recordações de momentos que viveram juntos. Considere esta prenda um “work in progress”, ao qual irá juntando mais elementos ao longo do tempo da relação. Depois de oferecida, convide a sua namorada a contribuir para a prenda, acrescentando objectos que são especiais para ela e que quer partilhar consigo. Será o vosso diário de coisas boas. Criem o hábito de ver o “baú” de vez em quando, sem ser preciso que o outro diga que acrescentou alguma coisa.