Qualquer pré-mamã dirá que as melhores prendas são as que têm um carácter útil: acessórios, roupas e brinquedos que tenham um impacto positivo e enriquecedor no dia-a-dia da mãe e do bebé.

Pegando nessa ideia, os objectos com características ecológicas e que representem uma ligação mais orgânica e natural entre mãe e filho estão cada vez mais em voga.

Deixamos aqui três sugestões de prendas para bebé que seguem esta linha de pensamento e que podem funcionar como ofertas isoladas ou em formato de cabaz.

Pouch Slings

Quem já tentou andar com um carrinho de bebé pelas ruas de Lisboa sabe o quanto é difícil. Sendo assim, há cada vez mais pais a optar pelo pouch sling como meio de transporte. Para além das vantagens de mobilidade, estudos recentes indicam que os slings têm um impacto positivo na saúde do bebé. Como estão mais perto do corpo da mãe, têm menos ansiedade, adormecem mais facilmente, choram menos e têm um apoio mais ergonómico e natural.

pouch sling (c) Sew Katie Did @ commons flickr

Os pouch slings também têm vantagens para a mãe (ou pai). Como são adaptados à altura e peso de quem os vai usar, permitem distribuir de forma equilibrada o peso do bebé, evitando dores nas costas e má postura.

Como são confeccionados com tecidos 100% algodão, são fáceis de lavar e completamente seguros para a pele do bebé. Normalmente, o limite de peso são 15 Kg, permitindo uma utilização longa.

Há varias opções de pouch slings já prontos, mas também podem ser feitos por encomenda, escolhendo as cores e materiais. No site da artista Rosa Pomar, pode encontrar alguns exemplos originais, com padrões exclusivos.

Roupa em algodão biológico

(c) Natura PuraTalvez não saiba, mas existe uma marca portuguesa certificada com o Rótulo Ecológico Europeu.

A NaturaPura fabrica roupas e alguns acessórios (cobertores, por exemplo) feitos com algodão 100% biológico. Este algodão já nasce colorido e está disponível em três tons diferentes: verde, cru e castanho.

Todos os produtos são dermatologicamente testados e são feitos para crianças entre os zero e os 24 meses.

Fraldas Reutilizáveis

Embora o uso de fraldas reutilizáveis ainda não seja muito comum, existe um mercado em crescimento para quem optar por este método. Em essência, estas fraldas recuperam o conceito das fraldas de pano, mas com um aspecto mais contemporâneo e com uma manutenção mais fácil.

O exterior da fralda é impermeável e o interior pode ser lavado em separado (muitas vezes, o interior é de bambu ou de algodão, para que o material em contacto directo com a pele do bebé seja o menos agressivo possível). Existem vários padrões e cores à disposição, o que as transforma também num “acessório de moda”.

(c) ecological kids

Há vários tipos de fraldas reutilizáveis no mercado, mas o mais prático é o chamado “tudo em um, tamanho único”. São as mais parecidas com as fraldas descartáveis, porque já vêm prontas a usar.

O facto de serem tamanho único permite que sejam usadas pelo bebé desde os 3,5 Kg aos 16 Kg. O ajuste ao tamanho da criança é feito através de molas e velcro.

As fraldas reutilizáveis podem ser compradas individualmente ou em packs.

O preço médio é de 20€ a unidade. O ecologicalkids.pt é um bom ponto de partida para quem quiser começar a explorar este mundo.