Pode parecer uma arte em desuso, mas ainda é possível encontrar muitas mulheres que gostam de costurar. Seja à mão ou à máquina, para fazer roupa, acessórios ou projectos para a casa.

Deixamos algumas sugestões para estas mulheres prendadas!

Costura portátil

(c) Máquina Portátil

(c) Máquina Portátil


Começamos com o mais óbvio, mas nem sempre o mais fácil de encontrar: uma boa máquina de costura.

Longe vão os tempos em que as máquinas de costura eram objectos robustos embutidos num móvel. Essas, hoje em dia, são relíquias que se devem conservar, mas são pouco práticas para o nosso estilo de vida.

Em alternativa, sugerimos esta mini-máquina de costura. É bastante leve e compacta, podendo ser usada em casa (basta colocar em cima de uma mesa) ou fora de casa, uma vez que vem acompanhada por uma caixa de transporte.

Pode ser ligada à corrente (cabo incluído) ou funcionar com a bateria a pilhas.

Tem oito programas diferentes à disposição, permitindo fazer pequenos arranjos, bainhas, bordados, etc. Pode ser usada facilmente por principiantes, mas as costureiras mais experientes também não ficarão desiludidas com a sua eficácia neste tipo de trabalhos.

Inclui 16 rolos de linhas, 16 canelas com cores diferentes, 5 agulhas, tesoura, fita métrica e um pedal, entre outros acessórios.

Disponível aqui.

Tudo numa caixa

(c) Kit portátil

(c) Kit portátil


Continuamos as nossas sugestões com um kit portátil de costura, perfeito para as mulheres que gostam de uma estética retro – tem alguns itens básicos de costura dispostos numa caixa de metal muito girly e compacta, perfeita para andar na mala ou levar em viagem.

O kit contém agulhas, 4 mini rolos de linhas, alfinete, uma tesoura desdobrável, 10 botões, uma fita métrica, entre outros elementos. Ou seja, o suficiente para resolver uma pequena emergência no dia-a-dia.

Também é uma boa prenda para uma criança. Tenha só atenção à idade: acima dos 6 anos.

Mais informações aqui.

Costura passo a passo

(c) Half Yard Home

(c) Half Yard Home


Terminamos as nossas sugestões com dois livros: um sobre projectos de costura para a casa e outro sobre a confecção de roupa.

O primeiro chama-se ‘Half Yard Home’ e reúne cerca de 40 ideias para a casa que podem ser realizadas com sobras de tecidos – bastam 50 cm.

As ideias estão divididas por temas – sala de jantar, sala de estar, cozinha e quarto, tendo ainda uma secção especial dedicada aos piqueniques.

Os projectos incluem acessórios tão variados como toalhas, guardanapos, uma caixa para revistas, luvas para o forno, aventais, saco para o pão, etc.

Cada uma destas ideias é acompanhada por um guia passo a passo e fotografias que ajudam a ilustrar cada um e também o resultado final.

Disponível aqui.

Roupa feita em casa

(c) The Dressmaker's Technique Bible

(c) The Dressmaker’s Technique Bible


Para quem se quiser aventurar pela confecção de roupa, deixamos como sugestão o livro ‘The Dressmaker’s Technique Bible’.

As técnicas ensinadas aqui abrangem a confecção de raiz de uma peça de roupa (seguindo um molde já existente ou fazendo um de raiz) mas também a customização. Tendo em conta que explica o processo desde a base – desenho do molde – é especialmente indicado para costureiras principiantes.

Paralelamente, dá dicas de como escolher o melhor tecido para cada peça, como adequar a roupa ao tipo de corpo, etc.

Mais informações aqui.