Tem um amigo(a) que é sempre o responsável por escolher o vinho para os jantares? Aquele que torce sempre o nariz ao “vinho da casa” e sabe o nome das castas? Então estas prendas são para ele ou para ela!

A rota do vinho

(c) Sideways

(c) Sideways

Realizado em 2004 por Alexander Payne, ‘Sideways’ conta a história de dois amigos, Miles (Paul Giamatti) e Jack (Thomas Haden Church) que vão numa road trip pelas vinhas da Califórnia como forma de celebrar a despedida de solteiro de Jack.

Pelo caminho, encontram duas mulheres (as personagens de Virginia Madsen e Sandra Oh)  e a história de amizade entre os dois homens mistura-se com o enredo de amor que surge com as duas.

O vinho está sempre omnipresente, como se fosse uma personagem por si só. Os sabores, a diferença entre as castas, a história de cada garrafa encontra um paralelo nas emoções dos protagonistas.

Para um conhecedor profundo de vinhos, ‘Sideways’ será uma agradável curiosidade, porque é uma história muito bem contada e que aborda o universo vinícola de forma séria e coerente; para quem se está a iniciar neste mundo, a obra de Alexander Payne vai deixar uma série de pistas e dicas que irá querer desenvolver. Em qualquer um dos casos, será, sem dúvida, uma prenda com um tempo longo de vida: ‘Sideways’ é um filme para ver e rever.

Acessórios vinícolas

Se convive de perto com um apreciador de vinho, saberá que são picuinhas com a forma como o vinho é servido. Copos de plástico são proibidos, misturar vinhos diferentes no mesmo copo também (mesmo que sejam dois brancos ou dois tintos) e os copos de vidro variam conforme o tipo de vinho que está na mesa. Sendo assim, um “wine lover” nunca poderá ter copos a mais em casa. Para iniciar o kit ou para o completar, sugerimos este conjunto de quatro copos – um para Bordeaux, um para Montrachet, outro para Burgundy e, finalmente, um para Sauvignon Blanc.

Para completar a oferta dos copos ou como prenda isolada (pode parecer pouco, mas para os apreciadores de vinho um bom saca-rolhas é um bem precioso) fica a ideia destes saca-rolhas em ziguezague, feitos a partir dos moldes originais usados em França nos anos 20. Em watsonkennedy.com.

(c) Coravin

(c) Coravin

Para utilizadores “hardcore” este saca-rolhas da Coravin é o topo de gama. Este sistema permite “abrir” uma garrafa de vinho sem retirar a rolha – quando se coloca o aparelho na garrafa, é inserida uma agulha na rolha.

Com a ajuda de um gás chamado argon (que não irá afectar o sabor do vinho) a garrafa é pressurizada e o vinho é derramado para o copo através da agulha.

Quando se retira o aparelho da garrafa, a rolha auto-regenera-se, fechando o minúsculo buraco feito pela agulha. Isto vai permitir guardar o vinho completamente selado, como veio de origem. Com este sistema da Coravin, é possível abrir uma garrafa e não ter que a beber toda de uma vez ou ter receio que o vinho oxide entretanto.

O mundo dos vinhos

(c) World Atlas of Wine

(c) World Atlas of Wine

Hugh Johnson e Jancis Robinson, duas autoridades mundiais no que diz respeito a vinho, publicaram a primeira edição do ‘World Atlas of Wine’ em 1971. Desde aí, teve mais seis edições. A sétima já está disponível e explica-nos como as mudanças climatéricas, as técnicas de cultivo e outros factores alteraram o mercado vinícola nos últimos seis anos (a edição anterior é de 2006).

Com o ‘World Atlas of Wine’ é possível ficar a conhecer onde são produzidos os melhores vinhos, onde se concentram as castas, quais são as últimas tendências do mercado, entre outros aspectos que irão interessar aos apreciadores de vinho mais experientes. Mais informações em www.worldatlasofwine.com.