O vintage tem sido uma das maiores tendências dos últimos anos, desde a roupa à decoração. Num mundo de mobiliário industrial, personalize a sua casa com peças vintage ou de inspiração vintage.

Sejam originais, ou seja, vindos directamente da década a que correspondem, ou restaurados/alterados para terem um ar “antigo” ou kitsch – o que vamos propôr aqui é um conceito abrangente de vintage – o que interessa é que sejam objectos que reflictam uma estética diferente do que está massificado.

Para além do Etsy e do eBay, pode encontrar estas peças na Feira da Ladra e em algumas lojas  e marcas nacionais (online e físicas). Deixamos algumas sugestões.

Telefonemas à antiga

Todos nos lembramos dos telefones com disco que os nossos pais ou avós tinham em casa. A forma, a cor, o som característico de marcar um número.

Seja funcional ou meramente decorativo, um telefone vintage é um detalhe que pode acrescentar charme à decoração da sua casa.

Na Feira da Ladra pode encontrar vários, mas é provável que muitos deles não funcionem com as ligações modernas. É uma boa alternativa (e barata) se apenas quiser o telefone como elemento decorativo.

Telefone vintage (c) Bill and Betty

Telefone vintage (c) Bill and Betty

Se a sua intenção for usá-lo, deixamos esta sugestão inspirada pelo design do início do século XX. Este telefone retro, feito de plástico resistente, foi pensado para ser compatível com as ligações de qualquer operadora moderna.

Ideal para quebrar a rigidez de um decoração mais minimal.

Disponível por cerca de 50€ (sem portes de envio) aqui.

Arrumação personalizada

Para a cozinha ou para o quarto. Para guardar arroz, massa ou até mesmo cigarros. As caixas de metal podem ter várias funções e são um pormenor delicioso para encontrar espalhado pela casa.

Pode reutilizar latas de produtos antigos – de rebuçados, café ou chá, por exemplo – mas uma alternativa original é procurar caixas de tabaco no eBay. A oferta é muito variada e são objectos difíceis de encontrar fisicamente em Portugal.

Caixas de cigarros (c) Kate Holden @ Flickr

Caixas de cigarros (c) Kate Holden @ Flickr

Pode também procurar em mercearias antigas ainda em funcionamento ou que estejam a fechar. Provavelmente estarão dispostas a vender parte do inventário e encontram-se verdadeiras preciosidades!

Na Feira da Ladra é fácil encontrar recipientes antigos de latão ou cerâmica com as palavras “Arroz”, “Massa” ou “Feijão” escritas. São uma boa opção para tornar a sua cozinha moderna mais acolhedora.

A Vintage & Companhia é também uma boa opção para quem quer encontrar este tipo de produtos. Basta estar atento ao Facebook da marca.

Também pode aqui encontrar loiça dos anos 70’s e balanças de metal, por exemplo, que serão bons complementos para este tipo de decoração.

Monstros fora do armário

A Monstros é uma marca portuguesa que aposta na reciclagem de móveis antigos. O resultado final está algures entre o look vintage e o kitsch mas são, sem dúvida, peças únicas e com personalidade.

Mesa cabeceira Saudade (c) Monstros

Mesa cabeceira Saudade (c) Monstros

Há sempre uma selecção de produtos já feitos / reciclados para venda, mas pode entrar em contacto com a marca e fazer uma encomenda personalizada.

Ideal para dar uma segunda vida aquela mesa, armário ou cadeira de que já está farto ou que herdou dos seus pais.

Embora já tenham sido vendidos, destacamos a mesinha de cabeceira “Saudade” e o aparador  “Retro”. Podem servir de inspiração para o que procura.